domingo, 24 de julho de 2011

Os ekranoplanos

russian ekranoplane or ekranoplan 1

Um "ekranoplano" no literal "avião de tela" é um veículo semelhante a uma aeronave, mas que opera exclusivamente no princípio do efeito de solo. Veículos de Efeito Terrestres (GEV, em inglês) voam acima de qualquer superfície plana, com a altura acima do solo dependendo do tamanho do veículo.

Durante a Guerra Fria, ekranoplanos foram avistados por anos no Mar Cáspio como grandes objetos em rápido movimento. O nome do Monstro do Mar Cáspio foi dada por agentes de inteligência dos EUA que haviam descoberto o enorme veículo, que parecia um avião com as metades externas das asas removido. Após o fim da Guerra Fria, o "monstro" foi revelado por ser um dos vários projetos militares russos feitos para voar a apenas alguns metros acima da água, economizando energia e ficando abaixo do radar inimigo.

O KM, como era conhecido o Monstro do Mar Cáspio no programa de desenvolvimento militar super secreto soviético, possuía mais de 100 m de comprimento, pesava 540 toneladas totalmente carregado, e podia viajar a mais de 400 km / h, poucos metros acima da superfície da água.

O importante do princípio do design é que conforme a velocidade do ekranoplano aumenta, menor é a elevação do asa (ver efeito de solo). Assim, é dinamicamente estável na dimensão vertical. Uma vez que se deslocam em velocidade, o ekranoplano não estava mais em contato com a água, e podia se mover sobre a terra, gelo, neve, com a mesma facilidade.

Estas embarcações foram originalmente desenvolvidos pela União Soviética com alta velocidade (várias centenas de km/hora) para transporte militar, e foram baseados principalmente nas margens do Mar Cáspio e Mar Negro. O maior poderia transportar mais de 100 toneladas de carga. O desenvolvimento dos ekranoplanos foi apoiada por Dmitri Ustinov, Ministro da Defesa da URSS. Cerca de 120 ekranoplans (clasee A-90 Orlyonok) foram inicialmente planejadas para entrar em serviço militar na Marinha Soviética. O número foi posteriormente reduzido a menos de trinta veículos, planejado para ser implantado principalmente para o as marinhas soviéticas Negra e Báltica. Marechal Ustinov morreu em 1985, e o novo ministro da Defesa Marechal Sokolov cessou o financiamento para o programa. Há apenas três ekranoplanos A-90 Orlyonok operacionais construídas (com casco renovado) e um ekranoplano classe-Lun manteve-se em uma base naval perto Kaspiysk.





russian ekranoplane or ekranoplan 2

Este é o “Monstro Cáspio”.


russian ekranoplane or ekranoplan 3

russian ekranoplane or ekranoplan 4

russian ekranoplane or ekranoplan 5

Eles poderiam disparar mísseis…

russian ekranoplane or ekranoplan 6

russian ekranoplane or ekranoplan 7

…Podiam sobrevoar o chão também, vindo do mar, entrando na praia sem reduzir a velocidade.…

russian ekranoplane or ekranoplan 8

…transportavam tanques…


russian ekranoplane or ekranoplan 9

…e agiam em conjunto com a frota tradicional.

russian ekranoplane or ekranoplan 10

As fotos acima foram todas feitas durante a era soviética, quando o Estado soviético tinha dinheiro e o desejo de experimentar com estes estranhos ekranoplanes. Atualmente quase nenhum foi deixado em condições de funcionamento.

Sobre estas fotos feitas por "Bu33er" você pode ver o um dos últimos ekranoplans "Orlyonok" ser transportado pelo barco de reboque no rio Volga a um dos parques de diversão de Moscou, onde seria instalado, provavelmente como um outro monumento para nunca mais ser devolvido, dos tempos das realização da União Soviética.

russian ekranoplane or ekranoplan 11


russian ekranoplane or ekranoplan 12

Um comentário:

Soviete disse...

http://englishrussia.com/2010/03/12/ekranoplan/3/