Um "ekranoplano" no literal "avião de tela" é um veículo semelhante a uma aeronave, mas que opera exclusivamente no princípio do efeito de solo. Veículos de Efeito Terrestres (GEV, em inglês) voam acima de qualquer superfície plana, com a altura acima do solo dependendo do tamanho do veículo.
Durante a Guerra Fria, ekranoplanos foram avistados por anos no Mar Cáspio como grandes objetos em rápido movimento. O nome do Monstro do Mar Cáspio foi dada por agentes de inteligência dos EUA que haviam descoberto o enorme veículo, que parecia um avião com as metades externas das asas removido. Após o fim da Guerra Fria, o "monstro" foi revelado por ser um dos vários projetos militares russos feitos para voar a apenas alguns metros acima da água, economizando energia e ficando abaixo do radar inimigo.
O KM, como era conhecido o Monstro do Mar Cáspio no programa de desenvolvimento militar super secreto soviético, possuía mais de 100 m de comprimento, pesava 540 toneladas totalmente carregado, e podia viajar a mais de 400 km / h, poucos metros acima da superfície da água.
O importante do princípio do design é que conforme a velocidade do ekranoplano aumenta, menor é a elevação do asa (ver efeito de solo). Assim, é dinamicamente estável na dimensão vertical. Uma vez que se deslocam em velocidade, o ekranoplano não estava mais em contato com a água, e podia se mover sobre a terra, gelo, neve, com a mesma facilidade.
Estas embarcações foram originalmente desenvolvidos pela União Soviética com alta velocidade (várias centenas de km/hora) para transporte militar, e foram baseados principalmente nas margens do Mar Cáspio e Mar Negro. O maior poderia transportar mais de 100 toneladas de carga. O desenvolvimento dos ekranoplanos foi apoiada por Dmitri Ustinov, Ministro da Defesa da URSS. Cerca de 120 ekranoplans (clasee A-90 Orlyonok) foram inicialmente planejadas para entrar em serviço militar na Marinha Soviética. O número foi posteriormente reduzido a menos de trinta veículos, planejado para ser implantado principalmente para o as marinhas soviéticas Negra e Báltica. Marechal Ustinov morreu em 1985, e o novo ministro da Defesa Marechal Sokolov cessou o financiamento para o programa. Há apenas três ekranoplanos A-90 Orlyonok operacionais construídas (com casco renovado) e um ekranoplano classe-Lun manteve-se em uma base naval perto Kaspiysk.
Este é o “Monstro Cáspio”.
Eles poderiam disparar mísseis…
…Podiam sobrevoar o chão também, vindo do mar, entrando na praia sem reduzir a velocidade.…
…transportavam tanques…
…e agiam em conjunto com a frota tradicional.
As fotos acima foram todas feitas durante a era soviética, quando o Estado soviético tinha dinheiro e o desejo de experimentar com estes estranhos ekranoplanes. Atualmente quase nenhum foi deixado em condições de funcionamento.
Sobre estas fotos feitas por "Bu33er" você pode ver o um dos últimos ekranoplans "Orlyonok" ser transportado pelo barco de reboque no rio Volga a um dos parques de diversão de Moscou, onde seria instalado, provavelmente como um outro monumento para nunca mais ser devolvido, dos tempos das realização da União Soviética.
Um comentário:
http://englishrussia.com/2010/03/12/ekranoplan/3/
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